Blue Flower

O presente artigo versa sobre a instalação de Pavimento Flutuante Laminado. O piso laminado é barato e existe numa grande diversidade de cores, espessuras e acabamentos, consegue facilmente encontrar um que vá de encontro às suas necessidades e gosto. Os paineis maquinados tipo macho/fêmea flutuam sobre uma base isolante que amortiza o som e nivela o pavimento. Além disso, o piso laminado é de fácil manutenção e é durável. A instalação de pavimento flutuante laminado não é difícil desde que se cumpram alguns preceitos básicos de instalação, a técnica certa e as ferramentas adequadas. Este tipo de pavimento pode ser instalado sobre um piso já existente desde que este não apresente irregularidades e/ou desníveis. Pela nossa experiência, podemos afirmar que a fase de preparação é talvez mais importante do que a instalação propriamente dita.

 Material necessário:

  • Caixas de pavimento flutuante laminado
  • Base flutuante (Underlay) para piso flutuante
  • Cunhas para junta de dilatação
  • Fita adesiva

Estimar a quantidade piso laminado é um aspecto essencial que deve levar em consideração antes de iniciar o seu projeto. Se vai colocar piso numa pequena superfície ou num quarto com uma forma complexa, deverá arredondar a quantidade por excesso à razão de 10% a mais, já que vai ter uma perda significativa devido ao corte. No entanto, se vai colocar o piso laminado sobre uma grande superfície (um quarto muito grande ou vários quartos), deverá adquirir mais 5% de pavimento.

Note que ss embalagens fechadas devem ser armazenados no chão, durante pelo menos 48 horas no local onde serão instaladas.

bricoleiros soalho flutuante 1

A base flutuante existe tanto em rolos como em placas, bem como em diferentes espessuras. A base serve essencialmente para optimizar o comportamento do piso, colmatando as irregularidades superficiais e protegendo a nível térmico e acústico. Devem ser conjugadas com uma pelicula de plástico para criar uma barreira contra a humidade.

bricoleiros soalho flutuante 2

1 - Estenda a pelicula de plástico e, sobre esta, coloque as tiras de tela isolante, sem as sobrepôr, e perpendicularmente aos painéis. As uniões da base deverão ser isoladas com fita adesiva própria para o efeito.

2 - Comece a instalar as réguas a partir de um canto do fundo que esteja em esquadria. Idealmente, deve começar com uma régua completa, a próxima linha com 2/3 de uma régua, a terceira linha com 1/3 de régua e, em seguida, novamente com uma régua completa.

No entanto, se as dimensões do local permitirem, poderá começar a segunda fila com a sobra de corte a partir da última régua instalada na primeira fila. No entanto, se a sobra tiver uma medida inferior a 30cm, deverá ser rejeitada.

bricoleiros soalho flutuante 3

3 - Certifique-se de que todas as ranhuras estão limpas antes de unir as réguas, caso contrário, o piso ficaria com irregularidades na superfície. Introduza a lingueta do canto macho a 45º na ranhura do painel que colocou antes. Pressione para dentro e para baixo até ouvir o clic que demonstra que encaixou. Para encaixá-los lateralmente, golpeie suavemente com um taco e um maço de borracha. Não aplique muita força pois corre o risco de danificar as ranhuras. Certifique-se que não há diferença entre as réguas laminadas.

bricoleiros soalho flutuante 4

Certifique-se de que não há espaço entre as fileiras e que formam uma linha recta perfeita. Caso constate alguma irregularidade, pode haver duas causas: pode ter instalado de forma errada, ou as réguas de laminado podem ser defeituosas.

4 - A colocação das cunhas deverá acompanhar a instalação do pavimento. Estas permitirão criar uma junta de dilatação uniforme entre a parede e o soalho, e junto a todos os pontos fixos (pilares, tubagens...) de cerca de 10mm. Alguns instaladores usam restos de soalho, não há problema desde que garanta a medida exigida.

As juntas de dilatação são muito importantes já que permitem os naturais movimentos de contracção/expansão da madeira. Estas devem ter a dimensão adequada à área a revestir, ao índice de humidade relativa do local e às caracteristicas do próprio pavimento. O valor de 10mm deve assim ser considerado como orientativo. Consulte as fichas técnicas dos fabricantes.

 

bricoleiros soalho flutuante 6

5 - Para cortar, depois de colocar a régua na posição desejada, deverá desenhar a linha de corte sobre a régua, usando um lápis e um esquadro de carpinteiro.

bricoleiros soalho flutuante 7

bricoleiros soalho flutuante 8

Para fazer cortes rectos, deverá usar dois grampos e outra régua de laminado no topo da que quer cortar. No exemplo da foto, usamos uma serra tico-tico, mas esta operação pode ser feita também com uma serra circular ou um simples serrote manual. Lembre-se que a lâmina da serra deve ter os dentes voltados para baixo, para evitar lascar as réguas. Certifique-se que a lâmina da serra corta exatamente sobre a linha traçada, em ambas as extremidades. Antes de fazer o corte, garantir que todo o conjunto está firmemente bloqueado ou por grampos ou com a ajuda de alguém.

 bricoleiros soalho flutuante 9

Para cortar as réguas nas extremidades, use um esquadro de carpinteiro e um lápis para desenhar a linha de corte nas réguas.

bricoleiros soalho flutuante 10

Quando instalar a última linha, provavelmente será necessário fazer um corte longitudinal. O primeiro passo é virar a régua a 180º, ou seja, com o estabilizador para cima e com a lingueta em direção à parede. Em seguida, use um lápis para fazer marcas em ambas as extremidades da régua.

bricoleiros soalho flutuante 11

Não se esqueça que todo este processo deverá ser executado com as cunhas na parede.

Depois de demarcada a zona de corte, deverá bloquear a régua a ser cortada com dois grampos e usar uma outra régua de laminado como guia para o tico-tico, como na imagem.

 bricoleiros soalho flutuante 12

bricoleiros soalho flutuante 14

Depois de completar a instalação, é hora de retirar as cunhas e aspirar o chão. Verifique novamente o pavimento em busca de irregularidades. Pode agora fixar os rodapés e os perfis de acabamento.

 Video formativo

Leave your comments

Post comment as a guest

0
  • No comments found